outubro 23, 2006

Viagem de bonde por Santa Teresa

Posted in bonde, Entertainment, Lapa, Rio de Janeiro, RJ, Santa Teresa, Turismo às 5:38 pm por popturismo

bondinho1.jpg

   Aristides Gonzaga, 74 anos, morador de Santa Catarina, faz turismo na cidade do Rio de Janeiro. Engana-se quem achou que ele estaria visitando o Pão de Açúcar, o Corcovado ou as belas areias de Copacabana. “Não posso vir ao Rio e não conhecer o único bonde em funcionamento do Brasil”, disse. O bonde de Santa Teresa, muito conhecido por mostrar ângulos diferentes da cidade do Rio de Janeiro, é um dos pontos preferidos deste senhor e de outros milhares de turistas que visitam a Cidade Maravilhosa.
   Curiosamente ele não tem como principal função ser uma opção turística e sim uma saída para moradores de Santa Teresa como transporte coletivo. Segundo o guia e maquinista Wanderson da Costa, que trabalha há 10 anos no bonde, nos horários de pico o grande fluxo de passageiros é formado por trabalhadores voltando ou saindo do bairro. Os turistas costumam freqüentar às 11 horas e às 16 horas.
   São vários os horários de partida, de 15 em 15 minutos, com duas viagens especiais para turistas. Elas contam com um guia e têm uma hora de duração, mas acontecem somente em dois horários: 10 e 14 horas. Quanto ao preço não há o que se queixar. São apenas R$ 0,60 e quem for em pé não paga passagem.
   Mesmo com toda a sua beleza, com preço acessível e em vários horários, o bonde não é visitado por cariocas. O maquinista Wanderson tenta esclarecer:
   – A maioria dos cariocas não conhece o lado turístico do “bondinho”, que proporciona uma vista diferente do Rio. Os cariocas não têm os olhos voltados para a beleza local, só dão valor a lugares já consagrados e, ao contrário de cidades do mundo inteiro, o centro fica vazio durante os fins de semana – explica.
   Já para o estudante e morador da Zona Norte, Luiz Felipe, 19 anos, que usa o bonde como transporte coletivo e só fez o passeio turístico uma vez, “o que afasta o carioca do ‘bondinho’ é a falta de segurança e os sucessivos imprevistos durante as viagens”, reclama. Durante a entrevista, um cabo arrebentou e o bonde ficou parado por seis minutos.
   Poucas são as dificuldades para se chegar a ele, a falta de sinalização é uma delas, mas muitos são os aspectos positivos que nos levam a visitar, como: a proximidade do centro, a segurança, a bela vista proporcionada pelo passeio, o pouco tempo de espera (cerca de 8 minutos) e o baixo custo.
   Os moradores têm poucas reclamações a respeito dos turistas e muitos elogios, pois visitantes têm proporcionado grande aumento na economia do bairro, sendo que este oferece vários restaurantes, bares e lojas de lembranças da cidade. “Se o bonde de Santa Teresa fosse mais divulgado fora e dentro do Rio, com certeza seria o ponto mais visitado por todo o tipo de turistas”, afirma Aristides.

Endereço: Estação de Bondes – ao lado do Aqueduto da Carioca, na Rua Lélio Gama (próximo à sede da Petrobrás).
Tel: (21) 2240-5709

bonde2.jpg bonde1.jpg

Matéria: Osmar Galvão
Fotos: Nathalia Bernardes

Anúncios

27 Comentários »

  1. O bairro de Santa Tereza é realmente fascinante, estar la é como estar em outra época.
    O incentivo do turismo na regiao melhora a qualidade de vida da populaçao e preserva o patrimonio cultural e ecologico da localidade.
    Mesmo com o caos que esta o Rio de Janeiro hoje, vale e recomendo visitar o bairro de Santa Tereza.

  2. AndreLari said,

    O Bairro de Santa Teresa é realmente maravilhoso..

  3. Maria said,

    Muito lindo

  4. Edilene said,

    Eu não sei se é porque eu nasci em Santa Teresa, mas é um bairro fascinante talvés seje pelo fato de ser um bairro hitórico ele consegue ser aconchegante, apesar do descaso dos governantes com os bondes que presisa com urgencia de serem reformados não modernisados, onde existem 14 bondes, mas só circulam 2 quando não quebra e acaba ficando somente 1, mesmo com esse problema eu aconselho todos virem conhecer o bairro de Santa Teresa, tem lindos lugares, tem casas de culturas, aconchegantes restaurantes e belíssimos atélier.

  5. Leonardo Gomes said,

    Santa Teresa é um lugar fascinante, mágico e têm que ser preservado por todos os cidadãos.
    Hajá saudosismo.

  6. Leonardo Gomes said,

    Adoro a noite de Santa, principalmente o bar Simplesmente que fica no Largo dos Guimarães, que serve um aipim com carne seca, acompanhado dá melhor cerveja e fechando com a ótima atmosfera do lugar e é claro sempre bem acompanhado de bons amigos.

  7. Leonardo Gomes said,

    Um dia eu vou morar em Santa Teresa.

  8. Thalia de Lucca said,

    Sou estudante do curso de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora
    e estou realizando um artigo sobre o bonde de Santa Teresa e gostaria de saber a opinião tanto de moradores quanto de turistas a respeito desse transporte.Por favor deixem sua opinião!Desde já agradeço!!!!!!!!

  9. Giselaa said,

    cara…..eu moro em santa….e sei q eh um lugar q qnd as pessoas vão smp qrem voltar…eh um bairro tranquilo…..bom pra se reunir com os amigos……e passar o carnaval aqui??? mto foda!!!!!
    eh o S2 do Rio!!!

  10. Danielle a said,

    Santa Teresa é um lugar mágico. Alegre, encantador. Pitoresco. Aconchegante. Um dos lugares obrigatórios para conhecer no rio… e se for no carnaval…. com o bloco Carmelitas então, nem se fala!!!!

    Vale a pena!!!

  11. Patrícia said,

    Um dia eu vou morar em Santa ou na Lapa…
    Acho esses lugares fascinantes, morro de vontade de conhecê-los mas muitas das vezes sou impedida pela segurança que é pouca.
    Tenho muita vontade também de andar naquele bonde incrível que tá em linha até hoje.
    É isso…
    Amo conhecer a história do Rio e pra quem gosta desse assunto conhecer esses lugares são imprescendíveis!

  12. Álvaro said,

    Santa Teresa é tudo de bom!!! Ainda tem as Carmelitas!!!

  13. Olá, queridos que amam Santa teresa!
    Santa teresa é um lugar lindo em que qualquer um gostaria de morar.
    Com bem especial que é o bondinho, em que os turistas estão sempre conhecer, com muitas culturas,esportes como a capoeira G kunta kinte, entre outros.
    Santa teresa é especial nos coraçãoes!!!
    Beijos

  14. Olá, queridos que amam Santa teresa!
    Santa teresa é um lugar lindo em que qualquer um gostaria de morar.
    Com bem especial que é o bondinho, em que os turistas estão sempre conhecer, com muitas culturas,esportes como a capoeira G kunta kinte, entre outros.

    Beijos

  15. Regina Lemos said,

    Santa Teresa pode ser maravilhosa, mas ir de bonde é um desastre…
    Quer ser assaltada….vá de bonde.
    Não existe segurança nenhuma.

  16. Alice Iankowski said,

    Tive a oportunidade de fazer o passeio de bonde no final de 2007. É uma experiência inesquecível, sem dúvidas. Contudo, a verdade é que o sistema é muito, mas muito precário mesmo. À época, havia somente dois bondes em operação. Esperei 2 horas na fila e perdi todo o meu bom-humor. Não havia a menor organização ou informações por parte dos funcionários, o completo caos. Várias pessoas, em especial estrangeiros, desistiram do passeio. É uma vergonha que uma atração como esta esteja nessas condições lamentáveis. Espero que na próxima visita ao maravilhoso RJ a situação seja diferente.

  17. Livia de fatima daliany silva said,

    Adoro o bairro de santa tereza me aguarde em dezembro

  18. PAULA said,

    NO BONDE!!!!!!!!!!

  19. Luciana Azevedo said,

    O passeio de bonde por Santa Teresa é imperdível!! As belas construções antigas e o visual da cidade do Rio lá de cima é incrível, é uma pena que esse passeio é pouco divulgado enquanto os caríssimos roteiros do cristo e pão de açucar estão sempre na mídia …..
    Amei o bairro e a aventura do bonde e acho que são passeios imperdíveis para aqueles que querem conhecer de verdade a alma da cidade maravilhosa….

  20. Priscila Guimarães said,

    Eu já fui uma vez,mão não pude desfrutar as maravilhas,devido a um, trabalho que tive que fazer para a faculdade,que era tirar fotos de tudo e de todos.Mas dessa vez,aproveitarei cada segundo desse passeio mágico,que é pouco visitado pelos cariocas.Nós em um certo ponto somos,um pouco ” bobos”,por não aproveitármos as oportunidades que são oferecidas.A única coisa que sabemos,é sérmos consumistas,comprar coisas desnecessárias,com isso deixamos de visitar,os pontos turísticos que existem Rio de Janeiro de lado.

  21. Isa Blue said,

    Subir em Santa Teresa sem pegar o bonde não dá, parece que o passeio foi incompleto.

  22. Helena said,

    Eu levei duas amigas para conhecer o Rio neste feriado e antes de viajarmos eu achei essa reportagem e depois de lê-la incluímos esse passeio em nosso roteiro, e foi MARAVILHOSO, não nos arrependemos de ficar 1 horas na fila p. pegá-lo, o passeio mostra um Rio de Janeiro completamente diferente do que a maioria conhece e eu que morei 3 anos lá não tinha nenhuma noção desses diferentes cenários da cidade maravilhosa!

    Muito obrigada pela dica, foi sem dúvidas um dos melhores passeios!
    Eu e minhas amigas levaremos o tema em consideração até no nosso TCC hahaha!

  23. Marco said,

    Sou morador de Santa Teresa e apaixonado pelo bairro. Mas fomos esquecidos pelo governo. O bonde uma precariedade. Reformaram, gastaram 2 milhões e depois eles não faziam curva. Tiveram que refazer e foi mais dinheiro. Os bondes q funcionavam de 15 em 15 minutos e iam até o Silvestre, hoje funcionam de hora em hora e quando funcionam, só vai até Vista Alegre. Nos fins de semana só até o Largo dos Guimarães. Não sou contra os turistas, adoro ver o bairro cheio e as pessoas levando em fotos e na mente momentos que eu vivo diariamente, mas acho que os moradores necessitam do bonde tb. Para ir ao mercado, levar os filhos pro colégio, comprar o pão ir trabalhar, ao inves de tirar o carro da garagem ou gastar 2,40 num trajeto de 500 metros ou 1 km. Prefeitura, pense na população tb, não só na hora da eleição.

  24. sabrina said,

    Santa Teresa é um bairro deslumbrante , encantador e de muito bom gosto..

  25. Lívia said,

    O passeio deve ser bonito mesmo, pena que eu não pûde ir até o final, pois no início do percurso, na primeira ladeira após passar pelos arcos da lapa, o bondinho perdeu o freio e foi descendo a ladeira. Este fato aconteceu domingo (17/04/11) por volta das 17:30 e várias pessoas ficaram feridas. Eu fui uma das pessoas que pulei e por sorte não me machuquei. Porém, a minha irmã que veio ao Rio para me visitar se machucou bastante, fora o trauma que o acidente deixou. Foi lamentável e revoltante, pois além do que aconteceu, a polícia e o corpo de bombeiros foram acionados porém não apareceram pra prestar socorro. E é impressionante a quantidade de pessoas que são permitidas irem em pé no bonde, eles não têm nenhum tipo de controle da quantidade de pessoas que sobem no trem. É realmente muito perigoso andar nesse bondinho, pois a infra-estrutura é precária e os freios não funcionam. E isso mancha a imagem do Rio e de Santa Teresa, pois haviam muitos turistas inclusive estrangeiros, que acabaram por desistir de conhecer o bairro (inclusive eu, que moro no Rio e não conheço) e aposto que nunca mais voltarão a andar naquele bondinho, nunca mais irão querer voltar em Santa Teresa (assim como eu) e talvez nunca mais queiram voltar ao Rio.

  26. jessica said,

    deve ser bonito + eu prefiro ir para a praia q e muito + legal e divertido e é de graça. A praia do Arpoador em COPACABANA é uma beleza e as águas são cristalinas vão conferir

  27. Pamella said,

    Santa Teresa é um bairro encantador e a paisagem do bonde é uma delícia e só custa R$0,60. Essa semana vou lá é muito bom mesmo…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: