outubro 30, 2006

Homenagem a Getúlio Vargas – Memória do Brasil no século XX

Posted in Cultura, Entrada Franca, Getúlio Vargas, História, Memorial Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, RJ, Turismo, Vargas às 5:37 pm por popturismo

getuliovargas.jpg

 

    Após 50 anos da morte de Getúlio Vargas, um dos mais influentes governistas brasileiros, foi inaugurado em 2004 o Memorial Getúlio Vargas, na Glória,  projeto do arquiteto Henock de Almeida. A exposição permanente, uma homenagem ao estadista, é uma boa opção de passeio cultural gratuito pela cidade.
   Planejado e organizado pela Secretaria Municipal das Culturas, com a coordenação da pesquisa histórica feita por Beatriz Kushinir, a exposição mostra a cronologia dos governos de Vargas, além de contar sua história desde a saída de São Borja, Rio Grande do Sul, até seu suicídio no Palácio do Catete. Os visitantes podem ler a Carta-testamento, ver vídeo com imagens de Vargas, painéis com fotos e ter acesso a computadores com arquivos audiovisuais. Há também a mostra de “Desenhos de Guerra”, de Carlos Scliar, participante da 2ª Guerra Mundial que teve atividades de imprensa durante o período no qual Vargas estava no poder. Tudo em confortáveis instalações.
   Idealizado em 1984 pelo governador Leonel Brizola, o projeto não é divulgado, segundo a funcionária Aracele Fernandes: “Pessoas que moram aqui perto não sabem da existência do Memorial. Uma senhora já entrou por engano, pensando ser uma estação do metrô.”  A maioria dos visitantes é carioca, mas muitos turistas estrangeiros o procuram, porém em menor número.
   O mês de maior movimento é agosto, o da morte de Vargas. “O memorial recebe muitos grupos escolares também, mas se houvesse maior divulgação, mais pessoas o visitariam”, disse Aracele. Márcia Almeida, paulista, que foi por indicação de uma amiga, moradora do bairro, também reclama: “Se não fosse pela minha amiga eu nem saberia do memorial para Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. É uma pena, pois acho importante sabermos mais sobre a história do Brasil, da qual ele faz parte. E está localizado num lugar lindo”.
   O local é de fácil acesso e com sinalização. É possível chegar de metrô pela estação Glória. Erguido na Praça Luís de Camões, o memorial fica perto do Hotel Glória, já freqüentado pelo presidente. Na entrada, há o busto de Vargas e um monumento com formas ascendentes arquitetado por Henock para convidar os visitantes a entrar. Ele fica logo atrás da entrada, na área de lazer. Nela, os realizadores do projeto resolveram preservar a estátua de São Sebastião. O memorial fica aberto de terça a domingo, das 10 às 19 horas.

 

Endereço: Praça Luís de Camões (Ao Lado do Hotel Glória)
Tel/Fax: (21) 2557 9444
Site: www.rio.rj.gov.br/memorialgetuliovargas
E-mail: mgvargas@rio.rj.gov.br

getuliovargas2_mini.jpg getuliovargas1_mini.jpg

Matéria: Laís Orsolon
Fotos: Nathalia Bernardes

Anúncios

1 Comentário »

  1. andressa said,

    hahaha
    d+


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: