novembro 6, 2006

Cultura no Centro do Rio

Posted in CCBB, Centro Cultural, Construções Históricas, Cultura, Entertainment, Entrada Franca, Rio de Janeiro, RJ, Turismo às 5:27 pm por popturismo

ccbb.jpg

   O Centro Cultural do Banco do Brasil, localizado na rua Primeiro de Março, 66, no centro do Rio de Janeiro, comemora os 100 anos de sua inauguração com a mostra “Cem anos de Primeiro de Março”, sobre a importância do banco na história financeira e cultural do país. O prédio erguido em 1880, tem uma bela arquitetura neoclássica. Foi sede da Associação Comercial do Rio e do Banco do Brasil, tornando-se centro cultural a partir de 1989. Para celebrar esses 17 anos de incentivo à cultura, apresenta exposição “Fé, Engenho e Arte – Aleijadinho e seu Tempo”. Além de exposições a programação do CCBB é composta por diferentes formas de expressão artísticas teatro, cinema e música. O ingresso para muitas dessas atividades é gratuito.
O CCBB, com importantes monumentos históricos, como a Candelária, o Paço Imperial, a Praça XV e o Centro Cultural dos Correios, entre outros, formam um corredor cultural, integrando o roteiro turístico da cidade e atraindo um público diversificado de estudantes, crianças, idosos, turistas estrangeiros e nacionais. Segundo o funcionário do CCBB, Marcos Melo, de 25 anos, a proximidade com esta área, o baixo valor dos ingressos e a divulgação, transformou o centro cultural em um pólo turístico. Ele acredita que a sua inauguração foi por incentivo à cultura e não com propósito turístico, pois é um bom marketing para a instituição, que ainda recebe isenção fiscal.
   O CCBB é formado por dois teatros, quatro salas para mostras, biblioteca, auditório, museus, arquivo histórico, centro educativo, salas de vídeo e cinemas. Aos domingos são exibidos filmes de graça. Todo ano apresenta uma grande exposição que dura quatro meses, além das atividades paralelas, uma verdadeira salada cultural. O estudante Silvio Telles de 24 anos, morador do Méier, foi ao CCBB pela primeira vez, adorou e pretende voltar.
   A exposição “Fé, Engenho e Arte – Aleijadinho e seu Tempo” vai até 11 de fevereiro de 2007, “Cem Anos de Primeiro de Março, 66” e termina no dia 3 de dezembro. O Odin Teatret Festival encerra sua apresentação no 28 de novembro. A programação detalhada para esses e outros eventos se encontra no site do Banco do Brasil.

R. Primeiro de Março , 66 – Centro – CEP 20010-000
Tel: (021) 3808-2020
Site:
www.bb.com.br/cultura

ccbb_mini.jpg aleijadinho_mini.jpg

 Matéria: Débora Rolim
Fotos: Divulgação

Anúncios

1 Comentário »

  1. gabriel said,

    adorei o site e muito util para pesquisas


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: