novembro 20, 2006

A cor da boêmia carioca

Posted in Rio de Janeiro, RJ às 2:36 pm por popturismo

   Centro da Cidade, praça Floriano, mais conhecida como Cinelândia, entre prédios, como o Theatro Municipal, o Cine Odeon, a Biblioteca Nacional e o Museu de Arte Moderna, festas populares, e bares, uma parte da história do Rio de Janeiro se passa ali. Um espaço cosmopolita de manifestações políticas e culturais, e palco da boêmia carioca, simbolizado pelo Amarelinho.
   Situado desde de 1921, o Amarelinho e o seu irmão Vermelhinho, desde 1958, se confunde com a história da Cinelândia. Famoso pelo chope gelado quem não conhece o bar e só olhar para o único prédio Amarelo da Cinelândia, sua pintura é inconfundível, senão for para beber um chope serve como ponto de encontro.
   O bar, reduto da boêmia carioca, é democrático, recebe pessoas de todos os tipos, personalidades, artistas, políticos, juizes, turistas, gente comum de todos os lugares. Segundo França, gerente do bar há 15 anos, gerações de famílias freqüentam o bar.
   França conta que muitas decisões importantes foram tomadas ali nas mesas do bar, entre um chope e outro. Como o planejamento do Pão de Açúcar, registrado em um livro, sobre o ponto turístico. Ele afirma a importância do lugar para a história do Rio de Janeiro, e reclama da falta de segurança na praça. Moradores de ruas fazem pequenos furtos, espantando os freqüentadores. Como medida para a insegurança o bar, contratou seus próprios seguranças. Diz ainda que lamenta a sede do Cordão do Bola Preta, um patrimônio do Rio está sendo leiloada.
   – É a falta de interesse do governo na Cinelândia.
   O Amarelinho foi tombado pelo patrimônio histórico do Rio de Janeiro, é considerado um símbolo da boêmia carioca. Seu chope gelado, os petiscos e o preço acessível são convidativos nesses dias de verão. Para chegar o transporte mais fácil é através do metrô, saltando na estação da Cinelândia o turista sai em frente ao bar.

Matéria: Débora Rolim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: