novembro 27, 2006

Beleza barroca no centro do Rio

Posted in Igreja, puc, Rio de Janeiro, RJ, São Francisco, Turismo às 3:18 am por popturismo

 

igrejaentrada.jpg

 

Em meio à agitação do Largo da Carioca, esconde-se um dos mais belos tesouros do Rio de Janeiro: a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, localizada no alto do morro de Santo Antônio. Considerada a expressão máxima do barroco brasileiro, a igreja começou a ser construída em 1657 e só ficou pronta em 1772. Somente o processo de douração levou 30 anos.
Segundo dona Desirée, como gosta de ser chamada, coordenadora do local já há 10 anos, a igreja recebe vários turistas estrangeiros e de outras partes do Brasil, mas cariocas a visitam muito pouco. “Por ser uma igreja recuada, quem a vê pensa ser a continuação da do Convento de Santo Antônio. Eu botei uma placa na frente, com a ajuda do IPHAN, para melhorar a sinalização”, diz.
A construção luso-brasileira exibe o trabalho de três dos maiores artistas portugueses da época: Manuel de Brito, o mestre escultor Francisco Xavier de Brito e o pintor Caetano da Costa Coelho, responsável pela pintura da glorificação de São Francisco em perspectiva.
Atualmente não estão sendo celebradas missas, devido ao processo de restauração, um investimento da ordem de 3,5 milhões de reais feito pelo BNDES, através da Lei Rouanet, de incentivo à cultura. “Não há missas, pois o povo não sabe se comportar. Mas continuamos realizando casamentos”, explica Desirée. Na entrada é cobrada uma taxa de dois reais, destinada à manutenção da limpeza. “Como estamos sem a arrecadação das missas, tivemos de cobrar um ingresso para podermos manter o local limpo”, esclarece.
Todo o seu interior é revestido em talha de madeira recoberta com folhas de ouro, diferentemente das igrejas de Minas Gerais, revestidas por ouro em pó. As imagens de santos vieram todas de Portugal. Um dos seus destaques é o piso do altar-mor, em encaixe de mármore, repetidos nas pinturas dos painéis laterais. Em uma sala lateral, encontra-se um pequeno museu contendo alguns objetos usados na Procissão das Cinzas. Entre eles, a imagem de Cristo em papel marché, usada nas famosas procissões.
A igreja fica aberta para visitação de quarta à sexta, das 11 às 16 horas.

Endereço:Largo da Carioca, 5 – Centro
Tel/Fax: (21) 22620197

 

igreja1.jpg igreja2.jpg

Matéria: Laís Orsolon
Fotos: Nathalia Bernardes

25 Comentários »

  1. Ete comentario e esta foto foi muito importande para a minha tese, onde estou fazendo sobre o barroco brasileiro…..
    Agradeço-lhe!!!!

  2. ricardo said,

    é muito show la eu ja vi!!!!!!!!

  3. leticia said,

    eu já fui lá eu não gostei por que não pode pegar o ouro das coisas ai eu não gostei

  4. Cássia said,

    Adorei quero receber matérias sobre barroco no Rio de Janeiro!@!

  5. tiago said,

    oi, eu gostaria de saber um artista carioca no rio de janeiro

  6. ariany karolyna said,

    achei muito verdadeiro essa pesquisa

  7. Tainá said,

    essa imagem é de+, porem eu tenho que fazer um trabalho de artes com barroco no RIO DE JANEIRO se der vcs podem mandar pesquisas para eu colocar no meu trabalho!!!!!

    bjS e me mandem a resposta é muito urgente meu trabalho é para quarta-feira.
    tchau!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  8. ana luiza said,

    oiii adorei pois axei td pro meu trabalho
    valeu bjão ei me add no orkut luiza_rockstar@hotmail.com

  9. ana luiza said,

    e o meu msn analuiza.vceeu@yahoo.com
    bjão

  10. joysiiane said,

    site perfeiitoo

  11. Larissa said,

    muuuuuito liinda 🙂 🙂

  12. JESSICA said,

    E MUIOTO LEGAL EU GOSTO DE FAZER OS SEUS DESENHOS.

  13. Annuxa{Futura Pop Star} said,

    Gostaria de saber mais sobre arte barroco no RJ
    meu trab é pra segunda-feira.

  14. junior dos santos said,

    eu amei o conteúdo, pois sou super fã do barroco.

  15. kkkkkkkkkkk said,

    eu suporto…..
    BARROCO…
    +FAZE U Q…
    aprofesssooooraaaa fala…
    fazer pesquisa sober barroco…
    BLA BLA BLA…
    Q RAIVAAAAAA

  16. taisa said,

    odiei voces podem fazer melhor sou professora da faculdade ufmg e essa materia ta um lixo como meus alunos vao pesquisar um trabalho tao ruim contexto escrita tempo fotos sem nome tudo errado!!!!!!!!

  17. taisa said,

    odiei voces podem fazer melhor sou professora da faculdade ufmg e essa materia ta um lixo como meus alunos vao pesquisar um trabalho tao ruim contexto escrita tempo fotos sem nome tudo errado!!!!

  18. taisa said,

    odiei voces podem fazer melhor sou professora da faculdade ufmg e essa materia ta um lixo como meus alunos vao pesquisar um trabalho tao ruim contexto escrita tempo fotos sem nome ..

  19. ronaldo said,

    caracow mt loko essa igreja nem conheço ¬¬” mais e lgl velho pq tem ouro vo da um rolé ai

  20. Fabiane said,

    Adorei…
    Foi de suma importância para mim.
    Obrigada!

  21. Ruan Henrique da Silva Mendes said,

    essa materia não esta muito boa ,pois ainda falta muita coisa
    o que eu quero saber ,em que ano que surgiu o barroco no rio de janeiro

  22. Juan Henrique da Silva Mendes said,

    essa materia não esta muito boa ,pois não é o que eu quero
    O que eu quero saber em que ano surgiu o barroco no rio de janeiro

  23. gabby said,

    Interesante era exatamente o q eu tava precisando!!!!!!!! VALEUUUUUUU !!!!!!!!!!

  24. luan said,

    o texto é bem explicativo ,reumido e de fácil compreenção ….mas poderia ter mais imagens de diferentes ângulos !!!

  25. Luciana said,

    Essa igreja é maravilhosa!
    Quantos detalhes na sua decoração, que trabalho maravilhoso.
    Fiquei com vontade casar ao nela hj. Durante anos essa igreja esteve cercada de moradores de rua, o que me fazia não entrar, mas agora tem segurança e ela é divina!


Deixe um comentário

