novembro 27, 2006

Um pedaço da França na antiga Praça do Comércio

Posted in CCBB, Construções Históricas, Cultura, Entrada Franca, fotos, História, Rio de Janeiro, RJ, Turismo às 12:34 am por popturismo

casafranca.jpg

   A bela Praça projetada por Grandjean de Montigny, encomendada por D. João VI em 1819, atualmente abriga a Fundação Casa França-Brasil. Sendo a primeira construção em estilo neoclássico do Rio de Janeiro, foi reconhecida e tombada pelo IPHAN (na época, D.P.H.A.N) como patrimônio artístico e cultural em 1938.
   Após um período de abandono, Darcy Ribeiro, antigo Secretário de Cultura do Estado, e Jack Lang, Ministro da Cultura, propuseram a restauração do local e a transformação deste em um centro cultural, com o intuito de intercambiar cultura entre Brasil e França. Em 1989, idealizou-se o projeto de utilização do espaço pelo museólogo francês Pierre Catel e em 29 de março de 1990, a Casa França-Brasil é aberta ao público, tornando-se um espaço de múltiplas atividades culturais.
   Mesmo havendo muitas exposições, eventos, mostras de filmes e ser bem divulgada, a Casa França-Brasil não é tão visitada. De acordo com Carlos Vieira, vigia local, quem mais a visita são estudantes e quem menos freqüenta as exposições são os moradores do subúrbio: “Os suburbanos não vêm muito aqui, a não ser quando tem alguns eventos especiais semelhantes ao Animamundi”. Como ir ao centro do Rio de Janeiro e aos bairros da Zona Sul carioca é muito demorado para os moradores do subúrbio, muitos preferem não deslocar-se. Com um transporte escasso e demorado em certas partes do Rio, além da pouca divulgação de atividades culturais nesses locais, muitas pessoas perdem a oportunidade de ver exposições muito interessantes devido à deficiência no transporte coletivo ou simplesmente pelo desconhecimento sobre eventos.
   As atuais exposições da Casa França-Brasil, Bamako e Aller/Retour//Paris/Rio, fazem parte do circuito de atividades culturais realizadas pelo Fórum Cultural Mundial (FCM) previstas para 2006. A primeira expõe fotografias africanas pertencentes a Bienal Africana de Fotografia, organizada e produzida pelos governos de Mali e da França. São 51 fotografias de Mark Lewis, da África do Sul; de Bukkie Opebiyi, da Nigéria; de Jean Luc de Laguarigue, da Marticica; de Mohamed Yahia Issa, do Sudão; e de Mamadou Konaté, de Mali.
   A segunda exposição, Aller//Retour, é o resultado de um projeto na Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha (COOPA-ROCA), desenvolvido com a seleção de cinco jovens franceses de design e moda que lá trabalharam por dois meses, produzindo, então, objetos de decoração e acessórios de moda. Estes foram criados por Jeanne Goutelle, Margot Allard Poesi, Sam Baron, Aurélie Mathigot e Benoît Missolin e apresentados ano passado no Ateliers de Paris, de 08 de novembro à 28 de dezembro, como parte das comemorações do “Ano do Brasil na França”. O período da exposição na Casa França-Brasil é de 14 de novembro a 10 de dezembro de 2006, de terça a domingo, de meio-dia às oito da noite, com entrada franca.

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro – CEP 20010 060
Tel/Fax: 2253 5366
Site:
www.fcfb.rj.gov.br
E-mail: fcfb@sec.rj.gov.br

casafranca2.jpg casafranca1.jpg

Matéria: Nathalia Bernardes
Fotos: Nathalia Bernardes

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: