novembro 29, 2006

Um pedaço da Mata Atlântica na agitação da cidade

Posted in Entrada Franca, Floresta Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, Turismo às 3:53 pm por popturismo

tijuca.jpg

   Uma excelente dica de passeio para quem quer entrar em contato com a natureza é a Floresta da Tijuca. Localizada no coração da cidade, fazendo fronteira com vários bairros cariocas, a Floresta é apenas uma das partes que compõe o Parque Nacional da Tijuca. Plantada a mando de D. Pedro II em 1861, após anos de desmatamento intenso e plantio de café, ela recebeu uma reconstituição da cobertura vegetal feita com espécies nativas, uma iniciativa pioneira em toda a América Latina.
   A maior floresta urbana do mundo, com cerca de 3.500 hectares, é um ponto turístico bastante visitado por turistas estrangeiros e brasileiros de modo geral. Porém, a falta de segurança afasta os visitantes cada vez mais. “Aqui é bem conhecido, famílias vem passar o dia. Recebemos muitos grupos escolares também. Só que nos últimos tempos as pessoas têm evitado um pouco mais vir por causa da violência”, afirma José Guerra, funcionário do local há 18 anos.
   Paula Becker, moradora do Alto da Boa Vista, concorda: “É uma lástima a situação da Floresta da Tijuca. Antigamente podíamos passear tranqüilos, mas há alguns anos que a situação anda crítica. Já houve até assassinato na Vista Chinesa”, diz, mostrando indignação.
   No século XX, Raymundo Ottoni de Castro Maya em parceria com o arquiteto Vladimir Alves de Souza e o paisagista Roberto Burle Marx recuperaram a floresta, cujas principais atrações são a Cascatinha, Capela Mayrink, Mirante Excelsior, o Barracão, Gruta Paulo e Virgínia, Lago das Fadas, Vista Chinesa e Açude da Solidão.
   Dentro da Floresta foram construídos restaurantes em antigas instalações de fazendas cafeeiras. A idéia de transformá-la em área de lazer foi do Barão Gastão d’Escragnolle, segundo administrador da floresta, com o auxílio do paisagista Augusto Glaziou.
   Atualmente há sete acessos principais em distintos pontos da floresta. Para Paula, apesar dos problemas, a visita ainda é válida: “O importante é curtir o visual e aproveitar a natureza, algo difícil em meio ao caos do Rio”

Endereço: Praça Afonso Viseu – Alto da Boa Vista
Tel: (21) 24925407

tijuca1.jpg tijuca2.jpg

Matéria: Laís Orsolon
Fotos: Divulgação

Anúncios

5 Comentários »

  1. Isa said,

    é um lugar mesmoo muito bonito, mas já fui assaltada 2 vezes. uma quando estava fazendo uma trilha, outra de carro.

  2. mariana vargas said,

    Qual o dia e ano que a Floresta da Tijuca foi descoberta?

    Beijos Mariana.

    Para o meu trabalho.

    Bom trabalho.

  3. ALEXSANDRO said,

    Morei bem perto a uns 5 min. de carro. O lugar é muito lindo porém abandonado pelas autoridades, não so vc Isa, mas milhares de cariocas e turistas ja foram assantados por ali.

  4. elizabeth said,

    A FLORESTA DA TIJU CA É UM LUGAR MARAVILHOSO, JA VISITEI VARIOS LUGARES DO BRASIL, E É UM BOM LUGAR PRA MEDITAR ETC…

  5. You are a remarkable commentator on present events, clear, reudite and you have an excellent sense for constructing a good lead-in sentence and intere Click http://getl.eu/?i=youme10080


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: